Prezado(a) autor(a), seja bem-vindo(a) a mais uma edição do Encontro de Gastronomia, Cultura e Memória. Neste ano o tema é “Hospitalidade”. Teremos 3 dias de atividades: o primeiro, contando com a mesa de abertura e o lançamento da Cartilha “A alma encantadora do açúcar: memórias das vendedoras de doces nas cidades brasileiras”; o segundo dia será dedicado à apresentação dos trabalhos que foram submetidos aos eixos temáticos, listados abaixo. Os trabalhos serão avaliados por profissionais e acadêmicos com grande conhecimento nas áreas propostas e que irão coordenar os painéis de apresentações. As apresentações serão separadas em presenciais e virtuais e ocorrerão no dia 8 de novembro. É importante marcar na sua submissão se a apresentação será presencial ou virtual. Por fim, no dia 9 de novembro serão apresentadas as palestras, conforme cronograma do evento. Quando forem encerradas as submissões de trabalhos e, também, as avaliações, avisaremos os autores sobre os horários de apresentações e respectivas salas.

Eixos temáticos:

  1. 1) Hospitalidade, Gastronomia, Cultura e Memória Social.
  2. 2) Estudos em Gastronomia nas Ciências Sociais e Humanas.
  3. 3) Hospitalidade e Gastronomia: identidades e resistências.
  4. 4) Gastronomia, Turismo e Práticas de Hospitalidade.
  5. 5) Gastronomia e Hospitalidade nas artes, literatura e poesia.
  6. 6) Gastronomia e Hospitalidade: sociedade e meio ambiente.

Informações gerais:

  1. a) Serão elegíveis os trabalhos realizados por autores vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa, bem como do terceiro setor ou, ainda, de profissionais e interessados no tema principal do nosso encontro. Em todos os casos deve-se informar a qual eixo temático o autor deseja submeter o trabalho e se prefere a apresentação virtual ou presencial.
  2. b) Os trabalhos podem ter até 3 autores. Informar durante o preenchimento do formulário qual é o primeiro, o segundo e o terceiro autor, utilizando a numeração 1, 2 e 3. Cabe ao primeiro autor ser responsável por enviar o trabalho no formato de resumo expandido conforme o modelo disponível na plataforma. É preciso fazer o cadastro na plataforma Even3 e utilizar o formulário disponível.
  3. c) Só aceitaremos um (1) trabalho por autor; embora o autor possa ser coautor em outros trabalhos.
  4. d) Os resumos expandidos devem ser submetidos com o preenchimento dos campos disponibilizados no formulário disponível na plataforma. (Vale lembrar que os trabalhos não serão aceitos por nenhum outro meio de entrega).
  5. e) A data final para a submissão dos resumos expandidos será o dia 30 de setembro de 2024, podendo este prazo ser estendido pela Comissão Científica.
  6. f) O resultado da avaliação dos resumos submetidos será informado aos autores, pelo e-mail inscrito do mesmo.
  7. g) Só haverá pedido de correção de resumos para os resumos recebidos com o critério “aprovado com ressalvas”. Solicitamos aos autores que façam a revisão criteriosa do texto para publicação nos anais do evento e que concordem com as correções de ortografia e regras da ABNT, se necessárias (a explicação encontra-se abaixo no item 2.f.), realizadas pela Comissão Científica com a finalidade de publicação nos Anais do Evento.

Normas para elaboração de resumo:

  1. a) Todos os resumos expandidos devem ter as seguintes informações: Título (em letras maiúsculas). Nomes dos autores e informação, em formato de nota de rodapé sobre o vínculo institucional ou profissional do(s/as) autor(es/as)
  2. b) O corpo do texto deverá ter no mínimo 1.200 palavras e no máximo 1.700 palavras, isso sem contar as referências bibliográficas, que devem utilizar espaço adicional. Será necessário utilizar os seguintes elementos estruturais: introdução, objetivo(s), materiais e/ou métodos utilizados, discussão (se necessário) e considerações finais. Não se deve fazer uso de tais títulos no texto, preferindo-se a passagem direta entre os elementos que seguem sua ordem textual lógica para facilitar a compreensão do assunto tratado.
  3. c) O uso de fontes de pesquisa no corpo do texto deve informar autor, ano e página (Autor, ano, página). Ao final do resumo, deve-se preencher o campo de palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 6).
  4. d) Informar no campo de referências apenas os autores utilizados no conteúdo textual. É necessário seguir as regras da ABNT.
  5. e) Atenção para a adequação do assunto tratado ao tema do evento e ao eixo temático escolhido.
  6. f) No final da ficha de submissão dos resumos expandidos, solicitamos a anuência e a autorização do(s/as) autor(es/as) para que a Comissão Científica possa alterar, segundo as regras ortográficas e as da ABNT vigentes, o texto do resumo expandido submetido para fins de publicação do mesmo nos Anais do Encontro. Tais alterações não visam o conteúdo e conceitos do trabalho, apenas a correção de pontuação, elementos de sintaxe triviais e regras ABNT para a sua adequação à publicação científica.

Comunicação Oral/Virtual

  1. Todos os trabalhos aceitos serão apresentados ou em uma sala virtual criada para este fim ou numa sala presencial situada no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, ambas no dia 8/11/24. Os autores receberão o cronograma com a ordem de apresentações, o link para acesso à sala virtual e terão de 5 a 10 minutos para apresentarem os temas. Os autores que escolherem realizar suas apresentações de forma presencial também serão informados dos cronogramas de salas e horários de apresentação. No caso, pedimos aos autores que apresentarem os seus trabalhos de forma presencial que levem os trabalhos em um pendrive, talvez não tenhamos internet para utilizar.
  2. ATENÇÃO: a comissão organizadora se reserva o direito de alterar a ordem de apresentações, agrupar trabalhos submetidos a algum eixo temático em outro, assim como tornar as apresentações presenciais em virtuais, caso seja necessário. Os inscritos em apresentações presenciais estejam cientes que poderão ser chamados a apresentar o trabalho de modo virtual.