Myriam Melchior

“Açúcares e americanidades: notas sobre os açúcares como ambiência nas identidades alimentares das Américas a partir de algumas obras artísticas”

Myriam Melchior é pesquisadora na área de Alimentação e Cultura. É tecnóloga em Hotelaria e Turismo pela Hotel and Tourism School Les Roches, Suíça, e graduada em Psicologia. Mestre em Comunicação Social e Cultura pela ECO-UFRJ e Doutoua em Memória Social pela UNIRIO, com período de doutorado-sanduíche no King’s College London, Inglaterra. Desde 2013, é docente no Curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrando as disciplinas de Hospitalidade e Alimentação e Cultura. É coordenadora do grupo de pesquisa em Gastronomia, Cultura e Memória e do Projeto de Extensão Pirapoca.

Ana Crélia Dias

“Azedo ou amargo? Um pouco de açúcar em episódios da literatura brasileira”

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), especialização em literatura infantil e juvenil (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, literatura e ensino e formação do leitor literário. É líder do grupo de pesquisa Literatura e Educação literária (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5906903233650588) e coordenadora do GT da Anpoll Literatura e Ensino.

Ligia Abreu

“Influência dos açúcares no processo saúde x doença”

Nutricionista Clínica e Consultora em Serviços de Nutrição. Docente nos cursos de Gastronomia e Técnico em Nutrição do Senac Rio. Mestranda em Nutrição Clínica pelo INJC / UFRJ com pesquisa direcionada para Qualidade de Vida e da Alimentação de Pacientes Bariátricos. Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos pelo Senac. Graduada em Nutrição pela UFF.

Renato Augusto Monteiro

“O açúcar e as bebidas”

Professor de Café, bares e bebidas do Curso de Gastronomia da UFRJ.
Bacharel em Turismo, mestre em Educação e doutor em Educação em Ciências e Saúde.
Pesquisa as bebidas na perspectiva do consumo e da cultura com interesse nos usos sociais das bebidas e a formação do gosto.

Martin Cesar Tempass

“Em busca de uma “Terra Sem Sal”: a doce cosmologia Mbyá-Guarani.”

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desenvolve pesquisas no campo da Antropologia da Alimentação e em Etnologia Indígena.

Martinho Braga Batista

“Do sabor doce ao efeito psicoativo: desubstancializando o debate sobre as drogas”

Graduado em psicologia na UNB, especializado em saúde mental na FIOCRUZ, mestre em saúde coletiva na UERJ e doutor em antropologia na UFRJ, é professor e pesquisador do Instituto de Medicina Social na UERJ e coordenador da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO.

Rogério Lopes Azize

“A doçura entre a incitação e a proibição: uma reflexão sobre substâncias e moralidades”

Doutor em Antropologia pelo Museu Nacional (UFRJ). Professor Adjunto do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Pesquisador do LESUS – Laboratório de Estudos Sociais do Uso de Substâncias.

Antonio Edmilson Martins Rodrigues

“Confeitaria Colombo: sabores e saberes de uma cidade”

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e é Livre-Docente em História do Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, cultura urbana, modernidade, cultura moderna e cidades. Dedica-se, atualmente, ao projeto de pesquisa sobre os bares tradicionais e notáveis da cidade do Rio de Janeiro. No campo da produção bibliográfica publicou vários livros entre eles João do Rio, a cidade e o poeta (2000), José de Alencar: o poeta armado do século XIX (2001), Nair de Tefé: vidas cruzadas (2002), todos publicados pela Editora da Fundação Getúlio Vargas. Mais recentemente, publicou, junto com Renato Freire, Confeitaria Colombo: sabores de uma cidade (2014), editado pela Edições de Janeiro em 2012 e A costura da cidade: A construção da mobilidade carioca (2016), editado pela Bazar do Tempo.

Marcella Sulis

“O Ritual do chocolate: dar, receber e retribuir”

Professora do Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro – UFRJ, gastrônoma pelo Centro Universitário Senac Campos do Jordão, especialista em confeitaria e panificação, mestre em engenharia de produção gestão e inovação, doutoranda em hospitalidade. Pesquisa gastronomia, hospitalidade e cultura, com ênfase na temática de confeitaria e doçaria brasileira.

Emerson Gama

“Cacau e Açúcar”

Bacharel em Engenharia Elétrica, atuou no setor aeroportuário e de petróleo durante mais de 20 anos, quando então se desligou da área para fundar a Quetzal chocolate de origem, atuando como mestre chocolateiro e torrefador autodidata. Busca sobretudo, um produto de alta qualidade, com apenas dois ingredientes. Cacau e açúcar.

Renata de Castro Menezes

“Quando a doçura se torna sagrada: Cosme e Damião e as crianças”

Professora associada do Museu Nacional / UFRJ e mestre e doutora pela mesma instituição. Realizou estágio doutoral na École des Hautes Ëtudes en Sciences Sociales /Paris (2001-2002) e estágio sênior como pesquisadora visitante na New York University (2015-2016). Pesquisas temas da antropologia da religião e de antropologia dos rituais e simbolismo desde os anos 1990 e, mais recentemente, tem se interessado pela temática de comida e ritual. Foi editora dos periódicos científicos Religião & Sociedade (2013-2016) e Mana – Estudos de Antropologia Social (2016-2017). Anteriormente, trabalhou em ONG com os temas de cidadania e democracia e educação popular. É bolsista de produtividade Nível 2 do CNPq e pesquisadora Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Luis Moraes

“Mel, o Néctar dos Deuses”

Graduado em Medicina Veterinária pela UFRRJ. Possui MBA em Turismo. Criador do Projeto de Apicultura do Museu do Homem Americano – Fundação do Homem Americano – São Raimundo Nonato – Piauí – 1990. Criador do Museu do Mel – Apiário Amigos da Terra – 2004. Secretário Municipal de Turismo em Nova Friburgo – 1996 a 1998. Atualmente é Diretor do Apiário Amigos da Terra.