Esse site é produzido pelo Projeto de Extensão “Gastronomia, Cultura e Memória”, formado por alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O projeto iniciou em 2014 com o Projeto “Pirapoca”, que desenvolveu um trabalho de divulgação e valorização da cultura brasileira e sustentável do milho crioulo, milho nativo, bem como buscando destacar a contribuição dos povos indígenas e afro-brasileiros  na transmissão da cultura material e imaterial do milho no Brasil. A partir deste projeto, desenvolveram-se novos produtos e ações como o Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Cultura e Memória (GCM), que visa divulgar, pesquisar e debater as intersecções entre a gastronomia e os saberes da cultura e da memória social no Brasil. Ao longo desses projetos, desenvolvemos o plantio de milho experimental, oficinas lúdicas e artísticas em escolas públicas, a construção da Biblioteca Virtual do Milho, a realização dos Encontros de Gastronomia, Cultura e Memória, a publicação de livros acerca das temáticas dos Encontros e, atualmente, estamos elaborando uma cartilha para o curso-oficina “A alma encantadora do açúcar”, em parceria com a ONG Asplande. Continuamos criando novas ações a cada ano. Assim, para obter maiores informações sobre as nossas atividades, acesse o nosso canal YouTube e o nosso Instagram. Se quiser entre em contato conosco: