Prezado(a) autor(a), seja bem-vindo(a) a mais uma edição do Encontro de Gastronomia, Cultura e Memória. Neste ano o tema é “Hospitalidade”. Teremos 3 dias de atividades: o primeiro, contando com a mesa de abertura e o lançamento da Cartilha “A alma encantadora do açúcar: memórias das vendedoras de doces nas cidades brasileiras”; o segundo dia será dedicado à apresentação dos trabalhos que foram submetidos aos eixos temáticos, listados abaixo. Os trabalhos serão avaliados por profissionais e acadêmicos com grande conhecimento nas áreas propostas e que irão coordenar os painéis de apresentações. As apresentações serão separadas em presenciais e virtuais e ocorrerão no dia 8 de novembro. É importante marcar na sua submissão se a apresentação será presencial ou virtual. Por fim, no dia 9 de novembro serão apresentadas as palestras, conforme cronograma do evento. Quando forem encerradas as submissões de trabalhos e, também, as avaliações, avisaremos os autores sobre os horários de apresentações e respectivas salas.
Eixos temáticos:
- 1) Hospitalidade, Gastronomia, Cultura e Memória Social.
- 2) Estudos em Gastronomia nas Ciências Sociais e Humanas.
- 3) Hospitalidade e Gastronomia: identidades e resistências.
- 4) Gastronomia, Turismo e Práticas de Hospitalidade.
- 5) Gastronomia e Hospitalidade nas artes, literatura e poesia.
- 6) Gastronomia e Hospitalidade: sociedade e meio ambiente.
Informações gerais:
- a) Serão elegíveis os trabalhos realizados por autores vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa, bem como do terceiro setor ou, ainda, de profissionais e interessados no tema principal do nosso encontro. Em todos os casos deve-se informar a qual eixo temático o autor deseja submeter o trabalho e se prefere a apresentação virtual ou presencial.
- b) Os trabalhos podem ter até 3 autores. Informar durante o preenchimento do formulário qual é o primeiro, o segundo e o terceiro autor, utilizando a numeração 1, 2 e 3. Cabe ao primeiro autor ser responsável por enviar o trabalho no formato de resumo expandido conforme o modelo disponível na plataforma. É preciso fazer o cadastro na plataforma Even3 e utilizar o formulário disponível.
- c) Só aceitaremos um (1) trabalho por autor; embora o autor possa ser coautor em outros trabalhos.
- d) Os resumos expandidos devem ser submetidos com o preenchimento dos campos disponibilizados no formulário disponível na plataforma. (Vale lembrar que os trabalhos não serão aceitos por nenhum outro meio de entrega).
- e) A data final para a submissão dos resumos expandidos será o dia 30 de setembro de 2024, podendo este prazo ser estendido pela Comissão Científica.
- f) O resultado da avaliação dos resumos submetidos será informado aos autores, pelo e-mail inscrito do mesmo.
- g) Só haverá pedido de correção de resumos para os resumos recebidos com o critério “aprovado com ressalvas”. Solicitamos aos autores que façam a revisão criteriosa do texto para publicação nos anais do evento e que concordem com as correções de ortografia e regras da ABNT, se necessárias (a explicação encontra-se abaixo no item 2.f.), realizadas pela Comissão Científica com a finalidade de publicação nos Anais do Evento.
Normas para elaboração de resumo:
- a) Todos os resumos expandidos devem ter as seguintes informações: Título (em letras maiúsculas). Nomes dos autores e informação, em formato de nota de rodapé sobre o vínculo institucional ou profissional do(s/as) autor(es/as)
- b) O corpo do texto deverá ter no mínimo 1.200 palavras e no máximo 1.700 palavras, isso sem contar as referências bibliográficas, que devem utilizar espaço adicional. Será necessário utilizar os seguintes elementos estruturais: introdução, objetivo(s), materiais e/ou métodos utilizados, discussão (se necessário) e considerações finais. Não se deve fazer uso de tais títulos no texto, preferindo-se a passagem direta entre os elementos que seguem sua ordem textual lógica para facilitar a compreensão do assunto tratado.
- c) O uso de fontes de pesquisa no corpo do texto deve informar autor, ano e página (Autor, ano, página). Ao final do resumo, deve-se preencher o campo de palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 6).
- d) Informar no campo de referências apenas os autores utilizados no conteúdo textual. É necessário seguir as regras da ABNT.
- e) Atenção para a adequação do assunto tratado ao tema do evento e ao eixo temático escolhido.
- f) No final da ficha de submissão dos resumos expandidos, solicitamos a anuência e a autorização do(s/as) autor(es/as) para que a Comissão Científica possa alterar, segundo as regras ortográficas e as da ABNT vigentes, o texto do resumo expandido submetido para fins de publicação do mesmo nos Anais do Encontro. Tais alterações não visam o conteúdo e conceitos do trabalho, apenas a correção de pontuação, elementos de sintaxe triviais e regras ABNT para a sua adequação à publicação científica.